Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de julho de 2010

Importância de Brincar



REFLEXÃO
A presença da brinquedoteca na vida das crianças hoje tem um papel fundamental uma vez que vem proporcionar as crianças à aprendizagem, a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades de forma natural e agradável, onde se brinca e aprende fazendo.
Atualmente vivemos um momento onde as crianças não dispõem de espaços significativos para brincar e criar suas próprias brincadeiras, são vítimas de pequenos espaços tumultuados de brinquedos eletrônicos que pouco possibilita o acesso a criação, vivem em sua maioria em frente à televisão ou dependuradas nas janelas vendo a vida passar sem participar ativamente dela. Essa realidade vem gerando um mal estar social e por que não dizer emocional tanto para as crianças como os seus familiares. A necessidade de um espaço seguro onde a criança possa se desenvolver vem crescendo a cada dia, e a brinquedoteca tem como função principal oferecer esse espaço e resgatar um direito que vem sendo negado às crianças, o de ser criança.
Por isso quando pensamos em uma brinquedoteca no âmbito de uma escola devemos pensar não só num espaço de reconhecimento de direitos dos (a) alunos e alunas, mas também pensar em trazer para eles um espaço onde possam ser crianças, e assim expressar sua udicidade na convivência com situações lúdica de aprendizagem no processo de desenvolvimento, como também criar um acervo onde se inclua tanto o brinquedo tecnológico quanto o brinquedo construído e fabricado pela própria criança de maneira espontânea.
A ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista apenas como diversão. O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para uma boa saúde mental, prepara para um estado interior fértil, facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento.
Neste sentido a brinquedoteca vem proporcionar um espaço para o jogo e a brincadeira ser tratados como atividades voluntárias, livres, onde a criança representa seus desejos, sua realidade através do faz-de-conta.
Mostra o jogo como uma ação que se processa e existem no interior de um campo e tempo previamente delimitado e determinado, e o brincar como coisa séria e deve ser tratada com responsabilidade, possibilitando a criança usar sua criatividade para elaborar suas próprias ações, e regras de convencias, pois, desperta a criatividade, o raciocínio, o significado de ganhar e perder e o convívio com outras crianças no mesmo grupo.
Por esses e outros motivos temos que resgatar, o brincar para nossas crianças e alunos, pois não é só importante, como faz para de nossas vidas.
Hoje por exemplo temos muitos recursos quando se pensa em brinacadeira e criar, pois podemos lavar para a sala de aula não só os jogos e brinacdeiras de agora como também levar brincadeiras e jogos de nossa infância, e quando se pensa em construir jogos existem enumeras idéias para estar fazendo com material reciclado.
Não pense que isso trazer perda de tempo e nem dinheiro pense q vai trazer felicidade para a sala de aula e seja uma criança junto de seus alunos pois não dias e momentos maravilhosos q vivemos uma vez só.
Pense nisso Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário