Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Projeto Leitura


  • Objetivo:
O objetivo principal desse projeto, é o de fomentar o gosto pela leitura desde o início das etapas de escolaridade. O incentivo do adulto deve ser fundamental nesse processo, sendo o mediador entre a criança e o livro.

  • Desenvolvimento:
Trabalhar com Literatura na escola é promover a aprendizagem que sirva para a constituição de sujeitos que simplesmente não pertençam a uma sociedade, porém a questiona e a transforma.
O professor precisa ler para que seus alunos possam ser envolvidos pelo texto, servindo de referencial para a turma. Ao trabalhar projetos que privilegiem a Literatura na escola, estamos promovendo a emancipação do saber, rompendo a idéia que deu origem aos trabalhos com fichamentos, a interpretação com perguntas e respostas, que tanto foi usado pelo educador como forma de avaliar o rendimento do aluno quanto a leitura. Os debates, a leitura crítica e comparativa de jornais, dramatizações, visitas a biblioteca, conversas com o autor do livro, são atividades para trabalhar o livro em sala, desenvolvendo no aluno a capacidade de pensar e crescer. Assim devemos evitar a avaliação do rendimento da leitura por meio da literatura, pois será inútil enquanto não tivermos alunos que encontrem o prazer no ato de ler. Os livros não podem servir de pretexto para serem, simplesmente, instrumentos de avaliação.

  • Atividades:
E para que seja descoberto este prazer, vamos utilizar a obra de variados autores, que hoje são referência nacional. Para, seguiremos algumas diretrizes de ações educativas:

  • Sugestões de algumas atividades:

  1. Leitura compartilhada com os alunos de obras referentes aos projetos em execução;• Solicitar que as crianças dêem um novo final ou início à história lida;
  2. Conhecer vida e obra do autor;
  3. Fazer textos coletivos com a descrição dos personagens, considerando características físicas e psicológicas;
  4. Fazer estudos individuais e coletivos dos dados contidos nos livros;
  5. Fazer sessões de explanação dos conteúdos evidenciados na obra;
  6. Fazer releituras conjugando a linguagem (com recitais, sínteses) e a arte (com pinturas e esculturas) como forma de tornar mais concreta a aprendizagem.
  7. Fazer com que o aluno tenha interesse de ouvir histórias como selecionar um dia para que o aluno possa levar o livro para casa, e com isso os pais poderão participar.
  8. Utilizar recortes e figuras para a constrição coletiva com os alunos em sala de aula, onde eles possam fantasiar e construir histórias com a própria ludicidade.

Bom Trabalho!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário