Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de abril de 2011

PROJETO

Título: Trabalhando a Educação Artística

Justificativa:

A educação artística tem sido ao longo dos anos trabalhada de forma bitolada em pinturas direcionadas e exemplificadas, recortes e colagens, entretanto somos conhecedores que está centrada na arte o poder de criação do ser humano. É exatamente esse ponto da inteligência que nos difere dos demais animais.

Pensando nessa premissa elaboramos o presente projeto que visa o desenvolvimento da criatividade dos nossos alunos.

Objetivo Geral:

Tornar os alunos participantes da sociedade em que estão inseridos, que eles possam criar, pensar, sentir o mundo que os cercam e que possam expressar esses aspectos não somente por meio de palavras, mas por outras linguagens. Esses tipos de linguagens são as Artes Visuais, a Dança, a Música e o Teatro.

Objetivos Específicos:

  • Propor situações de estimulo à criatividade em nossos educandos
  • Orientar o aluno no desenvolvimento da oralidade
  • Despertar no aluno os dons artísticos que elaborem a arte de representar, dançar, dramatizar, cantar e expressar os seus pensamentos e pensamentos de autores consagrados e/ou anônimos através da linguagem corporal e vocal.

Desenvolvimento

As aulas de educação artística serão distribuídas em teórica e prática respectivamente.

Aulas de teatro - A professora informará os alunos quanto a especificações do que seja cenário, enredo, narrador e atores.

Ainda no tema escolhido (juntamente com a turma) que pode ser de situações vivenciadas pelos mesmos diariamente e/ou de fundo moral/religioso, a professora fará a leitura dramatizada vocalmente do texto.

Num terceiro momento os papeis serão distribuídos entre as crianças e as aulas de educação artística serão aulas/ensaio da peça a ser dramatizada.

Todo e qualquer apetrecho do cenário e/ou vestimenta dos atores será confeccionado pelos alunos nas aulas de educação artística sob a orientação da professora.

Aulas de declamação - trabalhar com a criança a expressão corporal e a entonação de voz na expressão da mensagem a ser transmitida.

Nessa aula, podemos utilizar música e/ou instrumentos musicais como “pano de fundo”, a fim de valorizar as apresentações.

Nesta aula prepararemos poemas, frases de criação dos alunos e de outros autores referentes ao Aniversário de Porto Alegre.

Aulas de canto - trabalhar com os alunos um mini-coral em uníssono como parte no Aniversário de Porto Alegre. Nesta aula será trabalhada a música “Porto Alegre é Demais” de José Fogaça.

Aulas de dança - trabalhar com os alunos as danças tradicionalistas gaúchas como a vanera e de invernada como a “Dança do Pezinho”.

Publico alvo: Alunos da 3ª Série do Ensino Fundamental

Recursos

· Aparelho de som;

· Livros;

· Papeis fantasia, cartão, cartolina;

· Canetinhas;

· Tintas guache;

· Pincéis;

· TNT;

· Tesouras;

· Colas;

· Linhas e agulha;

· CDs e DVDs;

· DVD player e TV.

Atividade de culminância:

Será feita uma apresentação teatral onde os alunos irão dramatizar uma história do cotidiano de uma família gaúcha.

Avaliação:

A avaliação do presente projeto será mediante a apresentação de cada parte trabalhada, o interesse dos alunos e o desenrolar das atividades desenvolvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário