Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de abril de 2011

AS COISAS QUE FAZEM SOM

1. Instrumentos musicais:

É qualquer objeto utilizada para fazer música, desde um garfo até um piano. Todos nós conhecemos muitos instrumentos musicais, mesmo que não saibamos detalhes sobre sua utilização, confecção ou seu nome completo.

Normalmente, as escolas não têm instrumentos musicais e com isso justificam a ausência da execução instrumental nas aulas de música. Pela definição acima qualquer objeto pode ser usado para fazer música.

Leia e reflita sobre um trecho do texto de Menuhin Yehudi sobre a confecção de instrumentos musicais.

“O homem quase nada inventa. Na maior parte das vezes descobre, recorrendo á sua experiência do mundo exterior e de seu mundo interior, que se trate da descoberta do princípio da roda ou da teoria da relatividade. Todo nosso desenvolvimento se faz de fato, através de análise, associação de indícios, observações e reflexão para chegar, finalmente, à criação de algo novo.

A criação de instrumentos musicais é um dos grandes milagres humanos.

Pascal, o filósofo francês, disse “O homem não é mais do que uma vergôntea, a mais fraca da natureza, mas é uma vergôntea pensante.” O homem sente uma infindável curiosidade pelos sons que as coisas produzem; é assim em parte que ele reconhece o que elas são.

Os vestígios mais antigos de ferramentas específicas para fazer música vieram de escavações na Sibéria, e datam de cerca de 35 mil anos atrás.”

No inicio dos tempos, na Pré-história, o corpo humano foi o instrumento musical mais acessível e utilizado pelos homens. O som das palmas, batidas de pé, assobios, zumbidos e sons vocais para acompanhar danças e rituais eram usados como fonte sonora principal e mais significativa.

Com o passar do tempo, o homem continuou a usar seu corpo como instrumento musical, mas passou a utilizar também elementos da natureza que estavam ao seu alcance para produzir sons e acompanhar músicas e dança.

Conchas, chifres, cipós, pedras, galhos, sementes, ossos, folhas e outros elementos da natureza passaram a ser a fonte material para a confecção de inúmeros instrumentos musicais.

2. Instrumentos de Sopro

Os instrumentos que são soprados para que o som seja produzido são os instrumentos de sopro, que possuem um ou mais tubos onde o ar vibra. Como exemplos, temos as flautas doce e transversal, trombones, saxofones, berrantes, clarinetes, apitos etc.

3. Instrumentos de corda

Já os que possuem corda e as suas vibrações são responsáveis pela obtenção do som, são os instrumentos de corda. A vibração das cordas pode ser feita diretamente pelo movimento dos dedos do executante ou por meio de arcos ou palhetas. Como exemplos, temos violão, guitarra cavaquinho, violino, harpa, contrabaixo e muitos outros.

Alguns dos instrumentos de teclado são instrumentos de corda percutidas como é o caso do piano.

4. Instrumentos elétricos e eletrônicos

São os instrumentos que dependem da eletricidade para que o som seja obtido. Alguns possuem seus sons ampliados, como o baixo elétrico e a guitarra elétrica. Outros possuem componentes eletrônicos internos, como os computadores. É o caso dos teclados eletrônicos e dos sintetizadores. Todos eles precisam de energia elétrica para funcionar. Atualmente muitos teclados eletrônicos e computadores imitam o timbre de diversos instrumentos musicais, podendo tocar como se fosse uma orquestra inteira.

5. Instrumentos musicais de brinquedo

Tocar instrumentos musicais de brinquedo é coisa séria! Grupos musicais que executam instrumentos de brinquedo misturados a instrumentos profissionais existem há muito tempo, desde o século XVIII, quando se executavam as “sinfonias de brinquedo”. Nesse tempo, era comum, nas famílias, que alguém estudasse música como parte da educação pessoal.

Em muitos países da Europa, as sinfonias de brinquedo foram famosas, e foi na Alemanha que esse tipo de música alcançou maior popularidade.

Na atualidade, o compositor catalão Pascal Comelade, músico autodidata bastante conhecido na França e no Japão com uma série de discos lançados utiliza instrumentos de brinquedo nas gravações. Em 1983, ele formou um utilizando instrumentos de brinquedo.

6. Instrumentos exóticos

Nos primórdios da humanidade o homem dispunha apenas de madeira, pedra e ossos para confeccionar seus instrumentos musicais, mas, atualmente, é muito difícil enumerar os materiais que temos disponíveis para esse fim. Qualquer material pode ser utilizado na confecção de um instrumento musical.

Alguns compositores e estudiosos criam instrumentos musicais diferentes dos convencionais e mais conhecidos, inspirando-se em instrumentos antigos ou de povos primitivos, utilizando todos os recursos da tecnologia moderna.

Um exemplo é o órgão de buzinas de carro, de Wendy Mae Chambers, que compõe a toca musicais de vários estilos. Em 1983, ela inventou esse instrumento, composto por 25 buzinas fixadas em uma estrutura e acionadas por teclas.

7. A voz

A única voz que é usada como recurso expressivo e estético é a voz do ser humano, o instrumento musical primordial! Já os animais usam a voz para se comunicarem e por uma questão de sobrevivência.

A voz é o resultado do som produzido na laringe pela saída do ar, que atravessa as cordas vocais e as faz vibrarem. A produção da voz é resultado de um processo corporal muito intenso e complexo e por isso a educação da voz é importante para todo profissional que tenha na voz seu instrumento de trabalho, como nós professores.

Trabalhar com a voz é trabalhar com o corpo, uma vez que este é nosso instrumento musical por excelência. Ao conhecer seu corpo, a criança aprende a percebê-lo, a gostar dele, a querê-lo, sem se envergonhar por causa dele. Dessa forma, inicialmente torna-se necessário explorar o espaço pessoal que esse corpo ocupa, conhecendo suas partes e funções. O canto é uma delas e, para realizá-lo com eficiência, é necessário trabalhar inicialmente com a respiração, uma vez que para cantar, temos que inspirar e expirar.

8. O corpo e a voz

O corpo é o responsável pela emissão da voz. Assim um corpo tenso e nervoso produzirá uma voz tensa e nervosa. Nossa voz reflete nosso estado de espírito. Por isso antes de falar ou cantar, os exercícios de relaxamento são imprescindíveis.

9. Expressividade vocal

A falta de expressividade está diretamente ligada á timidez e á insegurança, para melhorar nesse aspecto, procure falar sempre olhando para o público, fazer exercícios de relaxamento e aquecimento vocal antes de falar ou cantar.


ATIVIDADE 1

Descrição: Classificação dos instrumentos musicais.

Materiais utilizados:

Os alunos devem trazer instrumentos de casa, sendo que, os que não tiverem, devem levar figuras.

Desenvolvimento da atividade:

  • Classificar os instrumentos usando critérios de tamanho, cor, forma e material;
  • Fazer debate sobre o assunto e cartazes registrando estas classificações;
  • Separá-los em quatro grandes grupos: percussão, corda, sopro e elétricos e eletrônicos.

Benefícios para os alunos:

Reconhecimento de diversos instrumentos musicais.

ATIVIDADE 2

Descrição: Confecção de instrumentos de percussão.

Materiais utilizados:

  • Areia ou arroz;
  • Latinhas ou copinhos de yogurte;
  • Fita crepe;
  • Papel crepon, lantejolas, cola, cola colorida e tesoura.

Desenvolvimento da atividade:

  • Unir um potinho ao outro utilizando no seu interior areia ou arroz. Após fechar com fita crepe;
  • Decorar;
  • Experimentar o instrumento desenvolvido;
  • Criar uma orquestra de chocalhos.

Benefícios para os alunos:

Reconhecimento de diferentes tipos de sons já que as combinações de areia, arroz, latas e copos plásticos produzem sons distintos.

Melhoria na coordenação motora e auditiva.

ATIVIDADE 3

Descrição: Trabalhando o sopro.

Materiais utilizados:

  • Apitos;
  • Cornetas;
  • Flautas;
  • Balões.

Desenvolvimento da atividade:

  • Inicialmente, fazer os alunos assoprarem;
  • Deitados no chão com o balão na boca, solicitar que os alunos inspirem pelo nariz e depois expirem, fazendo com que o balão se encha de ar;
  • Distribuir aleatoriamente para os alunos apitos, cornetas e flautas;
  • Discutir sobre os diferentes sons que os instrumentos produzem.

Benefícios para os alunos:

Reconhecimento de diferentes tipos de sons produzidos por instrumentos de sopro.

Trabalhar a respiração dos alunos.

ATIVIDADE 4

Descrição: Construindo um instrumento de corda.

Materiais utilizados:

  • Caixa de sapato;
  • Potes grandes de plástico duro;
  • Elásticos de borracha ou nylon;
  • Papel crepon, lantejolas, cola, cola colorida e tesoura.

Desenvolvimento da atividade:

  • Distribuir o material;
  • Amarrar o elástico ou fio de nylon nas extremidades da caixa ou pote;
  • Decorar;
  • Discutir sobre os diferentes sons que os instrumentos produzem.

Benefícios para os alunos:

Reconhecimento das diferentes possibilidades sonoras que um instrumento de corda produz.

ATIVIDADE 5

Descrição: Exercício de relaxamento.

Desenvolvimento da atividade:

  • Os alunos devem se espreguiçar, esticando os braços para cima;
  • Bocejar demoradamente e exageradamente;
  • De pé, com os braços soltos ao lado do corpo e as pernas levemente flexionadas, girar a cabeça suavemente três vezes no sentido horário e três no sentido anti-horário, de olhos fechados;
  • Abaixar o corpo, levante como se estivesse fazendo um arco com o tronco, até que suas mãos cheguem perto do chão;
  • Voltar para a posição normal

Benefícios para os alunos:

Promover o relaxamento do corpo já que a nossa voz reflete o nosso estado de espírito.

ATIVIDADE 6

Descrição: A voz como instrumento musical.

Desenvolvimento da atividade:

  • Utilizar os sons prrr, brrr e trr, um de cada vez, faça uma escala de cinco de degraus até o agudo e volte para o grave;
  • Colocar a mão em cima da cabeça e comece, de boca para baixo, a soltar um som com a consoante “m”. Sinta a vibração de seu rosto;
  • Com a boca fechada, cantar uma canção utilizando a consoante “m” sem fazer força;
  • Abrir a boca o mais que puder,agora feche; faça varias vezes; coloque a língua para fora e para dentro da boca; tente encostar a sua língua no nariz;
  • Com a boca fechada, execute um círculo com a ponta da língua por dentro da boca, começando ora na direita ora na esquerda;
  • Mantenha os dentes juntos e jogue um beijo para os colegas, fazendo um superbico;
  • Faça estalos na boca, imitando o trote dos cavalos, movimentando os lábios;
  • Ainda de dentes juntos, faça o ar passear por sua boca, enchendo a bochecha de um lado para o outro.

Benefícios para os alunos:

Esse tipo de exercício deve ser feito antes de cantar. Pois essa atividade pode precaver uma série de problemas como nódulos nas cordas vocais.

domingo, 24 de abril de 2011

PROJETO

Título: Descobrindo o Universo através das Histórias Infantis

Tema: O Mundo Mágico das Histórias

Nome da Escola: Brincar de Sonhar

Período: 10 dias

Justificativa:

Vivenciar diferentes situações em que os alunos possam exteriorizar suas dificuldades e desejos através de jogos e brincadeiras motivadas pelas histórias infantis, além de, transmitir o realismo imaginário de forma sedutora e envolvente.

Objetivo Geral:

Aquisição de conhecimento sobre a história, e contos através de desafios propostos. Estimular a integração e socialização dos alunos em um ambiente onde todos deverão participar. Incentivar bons hábitos a leitura, criatividade e atenção através de trabalhos manuais que envolverão a utilização de diversos materiais para a confecção dos jogos e personagens, por fim, orientar o aluno a desenvolver seu lado artístico através das oficinas realizadas durante o projeto.

Objetivos Específicos:

  • Desenvolver a conquista da linguagem e raciocínio;
  • Desenvolver a socialização;
  • Estimular a criatividade e a imaginação;
  • Desenvolver a coordenação motora através de jogos e trabalhos;
  • Desenvolver o gosto pelas histórias e músicas;
  • Desenvolver a psicomotricidade;
  • Interagir com a mensagem recebida.

Atividades desencadeadoras:

  • Hora do conto que será realizada através de fantoches e dramatizações;
  • Atividades livres onde os alunos farão brincadeiras com jogos e brinquedos (massa de modelar, jogo da memória, quebra-cabeça, imaginação, etc.)
  • Incentivo a apreciação e o gosto pelas histórias e músicas;
  • Atividades corporais com imitação das personagens das histórias;
  • Confecção de fantoches, bonecos e jogos realizados nas oficinas de artes;
  • Atividade extra na área da informática como meio alternativo para fixação dos conceitos;
  • Atividade onde os alunos deverão contar histórias utilizando fantoches para melhorar a fala.

Metodologia:

  • Histórias da vida real: Criança, família e comunidade;
  • Histórias de exemplos;
  • Histórias de objetos e bichinhos humanizados;
  • Músicas temáticas;
  • Oficinas de arte utilizando tinta, argila, fazendo recorte e colagem, criando brinquedos, etc.;
  • Brincadeiras;
  • Jogo da memória e quebra-cabeças;
  • Hora do conto com fantoches, ora contada pelos professores, ora pelos alunos;
  • Mural de exposição;
  • Chamadinha alternativa.

Publico alvo: Alunos do maternal II

Atividade de culminância:

Será feita uma apresentação teatral onde os alunos irão dramatizar a história que deu início ao nosso projeto “O nascimento da borboletinha” também será feita a exposição dos trabalhos realizados no decorrer do projeto.

Avaliação:

A avaliação será mediante a observação diária sob o desenvolvimento de cada aluno.


O que é Letramento ?

Reflexão

Letramento é o resultado da ação de ensinar a ler e escrever. É o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como conseqüência de ter-se apropriado da escrita. Esse processo muitas vezes inicia nas serie inicias com crianças com idade pré-escolar.Portanto, mais importante que decodificar símbolos (letras e palavras), é preciso compreender a funcionalidade da língua escrita, pois é assim que o cidadão torna-se mais atuante, participativo e autônomo, de forma significativa na sociedade na qual este está inserido

O nível de letramento é determinado pela variedade de gêneros de textos escritos que a criança ou adulto reconhece. Segundo essa corrente, a criança que vive em um ambiente em que se lêem livros, jornais, revistas, bulas de remédios, receitas culinárias e outros tipos de literatura ou em que se conversa sobre o que se leu, em que uns lêem para os outros em voz alta, lêem para a criança enriquecendo com gestos e ilustrações, o nível de letramento será superior ao de uma criança cujos pais não são alfabetizados, nem outras pessoas de seu convívio cotidiano lhe favoreçam este contato com o mundo letrado.

Estudiosos afirmam que são muitos os fatores que interferem na aprendizagem da língua escrita, porém estudos recentes incluem entre estes fatores o nível de letramento. Paulo Freire afirma que "na verdade, o domínio sobre os signos lingüísticos escritos, mesmo pela criança que se alfabetiza, pressupõe uma experiência social que o precede – a da 'leitura' do mundo, que aqui chamamos de letramento. E atualmente, o ensino passa por um momento complicado, pois a criança ou o adulto, em sua maioria, é alfabetizado, mas não é letrado.

Sendo assim, o professor tem um primordial papel no sentido de transformar esta pessoa alfabetizada, em uma pessoa letrada e isso se dá através de incentivos variados, no que diz respeito à leitura de diversas tipologias textuais e também utilizando-se de exercícios de interpretação e compreensão de diferentes tipos de textos, como na Educação Infantil que o professor pode ler livros infantis e utilizar esse livro para trabalha diversas maneiras de interpretar com seus alunos até mesmo utilizar os livros de leitura para aprender matemática (como pro exemplo quantos personagens, quantos objetos somando os dois quantos vamos ter) em que vários tipos de ferramentas podem ser utilizados.

Podem ser usados materiais mais convencionais como revistas, jornais, até mesmo usar livros e confeccionar jogos, para facilitar o aprendizado do aluno.

Portanto, mais importante que decodificar símbolos (letras e palavras), é preciso compreender a funcionalidade da língua escrita, pois é assim que o cidadão torna-se mais atuante, participativo e autônomo, de forma significativa na sociedade na qual este está inserido.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Projeto Leitura


  • Objetivo:
O objetivo principal desse projeto, é o de fomentar o gosto pela leitura desde o início das etapas de escolaridade. O incentivo do adulto deve ser fundamental nesse processo, sendo o mediador entre a criança e o livro.

  • Desenvolvimento:
Trabalhar com Literatura na escola é promover a aprendizagem que sirva para a constituição de sujeitos que simplesmente não pertençam a uma sociedade, porém a questiona e a transforma.
O professor precisa ler para que seus alunos possam ser envolvidos pelo texto, servindo de referencial para a turma. Ao trabalhar projetos que privilegiem a Literatura na escola, estamos promovendo a emancipação do saber, rompendo a idéia que deu origem aos trabalhos com fichamentos, a interpretação com perguntas e respostas, que tanto foi usado pelo educador como forma de avaliar o rendimento do aluno quanto a leitura. Os debates, a leitura crítica e comparativa de jornais, dramatizações, visitas a biblioteca, conversas com o autor do livro, são atividades para trabalhar o livro em sala, desenvolvendo no aluno a capacidade de pensar e crescer. Assim devemos evitar a avaliação do rendimento da leitura por meio da literatura, pois será inútil enquanto não tivermos alunos que encontrem o prazer no ato de ler. Os livros não podem servir de pretexto para serem, simplesmente, instrumentos de avaliação.

  • Atividades:
E para que seja descoberto este prazer, vamos utilizar a obra de variados autores, que hoje são referência nacional. Para, seguiremos algumas diretrizes de ações educativas:

  • Sugestões de algumas atividades:

  1. Leitura compartilhada com os alunos de obras referentes aos projetos em execução;• Solicitar que as crianças dêem um novo final ou início à história lida;
  2. Conhecer vida e obra do autor;
  3. Fazer textos coletivos com a descrição dos personagens, considerando características físicas e psicológicas;
  4. Fazer estudos individuais e coletivos dos dados contidos nos livros;
  5. Fazer sessões de explanação dos conteúdos evidenciados na obra;
  6. Fazer releituras conjugando a linguagem (com recitais, sínteses) e a arte (com pinturas e esculturas) como forma de tornar mais concreta a aprendizagem.
  7. Fazer com que o aluno tenha interesse de ouvir histórias como selecionar um dia para que o aluno possa levar o livro para casa, e com isso os pais poderão participar.
  8. Utilizar recortes e figuras para a constrição coletiva com os alunos em sala de aula, onde eles possam fantasiar e construir histórias com a própria ludicidade.

Bom Trabalho!!!!

sábado, 18 de setembro de 2010

Projeto Histórias

PROJETO

Título: Descobrindo o Universo através das Histórias Infantis

Tema: O Mundo Mágico das Histórias

Justificativa:

Vivenciar diferentes situações em que os alunos possam exteriorizar suas dificuldades e desejos através de jogos e brincadeiras motivadas pelas histórias infantis, além de, transmitir o realismo imaginário de forma sedutora e envolvente.

Objetivo Geral:

Aquisição de conhecimento sobre a história, e contos através de desafios propostos. Estimular a integração e socialização dos alunos em um ambiente onde todos deverão participar. Incentivar bons hábitos a leitura, criatividade e atenção através de trabalhos manuais que envolverão a utilização de diversos materiais para a confecção dos jogos e personagens, por fim, orientar o aluno a desenvolver seu lado artístico através das oficinas realizadas durante o projeto.

Objetivos Específicos:

  • Desenvolver a conquista da linguagem e raciocínio;
  • Desenvolver a socialização;
  • Estimular a criatividade e a imaginação;
  • Desenvolver a coordenação motora através de jogos e trabalhos;
  • Desenvolver o gosto pelas histórias e músicas;
  • Desenvolver a psicomotricidade;
  • Interagir com a mensagem recebida.

Atividades desencadeadoras:

  • Hora do conto que será realizada através de fantoches e dramatizações;
  • Atividades livres onde os alunos farão brincadeiras com jogos e brinquedos (massa de modelar, jogo da memória, quebra-cabeça, imaginação, etc.)
  • Incentivo a apreciação e o gosto pelas histórias e músicas;
  • Atividades corporais com imitação das personagens das histórias;
  • Confecção de fantoches, bonecos e jogos realizados nas oficinas de artes;
  • Atividade extra na área da informática como meio alternativo para fixação dos conceitos;
  • Atividade onde os alunos deverão contar histórias utilizando fantoches para melhorar a fala.

Metodologia:

  • Histórias da vida real: Criança, família e comunidade;
  • Histórias de exemplos;
  • Histórias de objetos e bichinhos humanizados;
  • Músicas temáticas;
  • Oficinas de arte utilizando tinta, argila, fazendo recorte e colagem, criando brinquedos, etc.;
  • Brincadeiras;
  • Jogo da memória e quebra-cabeças;
  • Hora do conto com fantoches, ora contada pelos professores, ora pelos alunos;
  • Mural de exposição;
  • Chamadinha alternativa.

Publico alvo: Alunos do maternal II

Atividade de culminância:

Será feita uma apresentação teatral onde os alunos irão dramatizar a história que deu início ao nosso projeto “O nascimento da borboletinha” também será feita a exposição dos trabalhos realizados no decorrer do projeto.

Avaliação:

A avaliação será mediante a observação diária sob o desenvolvimento de cada aluno.


quarta-feira, 15 de setembro de 2010