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terça-feira, 7 de junho de 2011


Aprendendo o Arraiá

Duração:s de Junho

Publico Alvo: Educação Infantil (alunos de 2 á 7)

Justificativa:

Estamos no mês de junho e, é de fundamental importância para o conhecimento das crianças saber um pouco sobre o folclore brasileiro, conhecer o significado dos festejos juninos, sendo assim trabalhar a interação e vivência de diferentes culturas, seus costumes e tradições. Por esse motivo estou desenvolvendo este projeto. Pois a escola tem um papel importante na valorização das tradições, portanto este projeto integrará a comunidade escolar .

Objetivo Geral:

Incentivar nos alunos o gosto pelas festas juninas, oferecendo-lhes oportunidade de descontração, socialização e ampliação de seu conhecimento através de atividades diversificadas, brincadeiras, pesquisa e apresentações características destes festejos que fazem parte do folclore brasileiro, ressaltando seus aspectos, popular, social e cultural;

Objetivos Específicos:

  • Conhecer a origem e as características das festas juninas;
  • Ensaiar a quadrilha e danças típicas;
  • Oficinas de confecção de enfeites Juninos;
  • Admirar e respeitar o trabalho do homem do campo;
  • Desenvolver a socialização da criança, incentivando o trabalho em grupo;
  • Valorizar a tradição das festas juninas;
  • Socializar com a comunidade escolar e familiar;
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Estimular a criatividade e imaginação através de atividades relacionadas ao tema;
  • Desenvolver a valorização do homem do campo e de suas atividades;
  • Incentivar o gosto pela culinária junina;
  • Conscientizar sobre os perigos dos balões e fogos de artifício;
  • Propiciar às crianças a participação em diversas brincadeiras.

Culminância: Festa Junina, na escola com apresentações de danças, brincadeiras, e interação dos pais a escola.

sábado, 30 de abril de 2011

Se todas as Coisas fossem Mãe


Se a lua fosse mãe, seria mãe das estrelas.

O céu seria sua casa, casa das estrelas belas.

Se a sereia fosse mãe, seria mãe dos peixinhos.
O mar seria um jardim e os barcos seus carrinhos.

Se a casa fosse mãe, seria a mãe das janelas.
Conversaria com a lua sobre as crianças estrelas
Falaria de receitas, pastéis de vento, quindins.
Emprestaria a cozinha pra lua fazer pudins !!!!

Se a terra fosse mãe, seria a mãe das sementes.
Pois mãe é tudo que abraça, acha graça e ama a gente.

Se uma fada fosse mãe, seria a mãe da alegria.
Toda mãe é um pouco fada...
Nossa mãe fada seria.

Se a bruxa fosse mãe, seria uma mãe gozada;
Seria a mãe das vassouras, da família vassourada.

Se a chaleira fosse mãe, seria a mãe da água fervida,
Faria chá e remédio para as doenças da vida.

Se a mesa fosse mãe, as filhas, sendo cadeiras,
Sentariam comportadas, teriam boas maneiras.

Cada mãe é diferente. Mãe verdadeira ou postiça,
Mãe vovó ou mãe titia, Maria, Filó, Francisca,
Gertrudes, Malvina, Alice.

Toda Mãe é como eu disse!

Dona Mamãe ralha e beija, erra, acerta,
arruma a mesa, cozinha, escreve, trabalha fora,
Ri, esquece, lembra e chora,

Traz remédio e sobremesa...

... Tem até pai que é "tipo mãe"...

Esse, então, é uma beleza !!!!!

quarta-feira, 27 de abril de 2011

O Brincar de Faz de Conta

As experiências que vivenciamos na infância deixam marcas profundas em nossas vidas, nos nossos hábitos, gestos e costumes. Estas experiências passam a fazer parte da nossa história, integram a nossa personalidade.Brincar é um movimento essencial para a criança. A brincadeira faz parte do seu universo, é a forma com que ela descobre e compreende o mundo que a cerca. Oportunizar o brinquedo é respeitar a cultura infantil e, sob a ótica da aprendizagem, permite a apropriação de bens culturais, desenvolve a iniciativa e permite que a criança expresse seus desejos e internalize as regras sociais. As brincadeiras alimentam o espírito imaginativo e exploratório. A brincadeira do faz de conta tem uma grande significação na vida da criança. No faz de conta brincar é uma verdade, é uma atitude frente à realidade, é uma ação em que a criança toma conta, se envolve no tempo e no espaço, transformando cada brinquedo ou brincadeira em um recurso de aprendizagem. Na faixa etária dos 3 aos 7 anos, o faz de conta é a brincadeira que mais desperta o interesse da criança. Os heróis e os seres fantásticos saem dos livros e da TV e entram na vida da criança, que passa a ser o próprio personagem. Esta fantasia leva a criança para um mundo que lhe dá possibilidade de vivenciar aventuras estimulando desta forma a sua criatividade e imaginação. Cabe a nós, estimular e motivar as crianças para este exercício de desenvolvimento:

• Incitar as crianças para as brincadeiras;
• Organizar espaços dentro de casa e na escola que enriqueçam as experiências lúdicas das crianças;
• Facilitar a disposição de brinquedos em mobiliário acessível;
• Participar da brincadeira respeitando o seu ritmo e sua imaginação;
• Propor brincadeiras que envolva o seu universo cultural de sua comunidade;
• Estar atento ao personagem que seu filho gosta de imitar, observando se for muito violento, mostrar outras opções;
• Dar oportunidade para se exercitar dentro das atividades da própria casa, imitando os pais e os irmãos.

No faz de conta a criança vive e revive situações que lhe causaram alegria, medo, tristeza e ansiedades, dando-lhe a oportunidade de expressar e trabalhar de forma mágica estes sentimentos e emoções tão difíceis de suportar, podendo compreendê-los e reorganizá-los.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

PROJETO

Título: Música e Movimento

Justificativa:

O desenvolvimento corporal se dá através da relação estabelecida entre o sujeito e o meio onde está inserido.

Fazer com que cada criança descubra através das brincadeiras cantadas o domínio e o conhecimento do próprio corpo.

Com isto, a criança se desenvolverá e aprenderá em seus gestos para aperfeiçoar o seu equilíbrio, limites do corpo e normalizar seu comportamento.

Objetivo Geral:

Reconhecer através das brincadeiras cantadas o corpo e os diferentes movimentos. Com a utilização do lúdico, a partir da relação estabelecida entre movimento corporal e expressão vocal, na forma de dança e músicas ritmadas que Integram a cultura popular.

Objetivos Específicos:

  • Desenvolver os sentidos corporais e emocionais;
  • Estimular a coordenação motora;
  • Desenvolver a linguagem oral;
  • Desenvolver a percepção e a socialização;
  • Identificar a lateralidade.

Publico Alvo:

Trabalhar com crianças em idade pré-escolar (2 a 6 anos) é possibilitar que ela estabeleça uma relação sadia com o meio que à cerca, fortalecendo o seu desenvolvimento sensório-motor (até 2 anos) e pré-operatório (2 a 6 anos).

Desenvolvimento:

  • Brincadeiras cantadas;
  • Brincadeiras.

PROJETO

Título: Trabalhando a Educação Artística

Justificativa:

A educação artística tem sido ao longo dos anos trabalhada de forma bitolada em pinturas direcionadas e exemplificadas, recortes e colagens, entretanto somos conhecedores que está centrada na arte o poder de criação do ser humano. É exatamente esse ponto da inteligência que nos difere dos demais animais.

Pensando nessa premissa elaboramos o presente projeto que visa o desenvolvimento da criatividade dos nossos alunos.

Objetivo Geral:

Tornar os alunos participantes da sociedade em que estão inseridos, que eles possam criar, pensar, sentir o mundo que os cercam e que possam expressar esses aspectos não somente por meio de palavras, mas por outras linguagens. Esses tipos de linguagens são as Artes Visuais, a Dança, a Música e o Teatro.

Objetivos Específicos:

  • Propor situações de estimulo à criatividade em nossos educandos
  • Orientar o aluno no desenvolvimento da oralidade
  • Despertar no aluno os dons artísticos que elaborem a arte de representar, dançar, dramatizar, cantar e expressar os seus pensamentos e pensamentos de autores consagrados e/ou anônimos através da linguagem corporal e vocal.

Desenvolvimento

As aulas de educação artística serão distribuídas em teórica e prática respectivamente.

Aulas de teatro - A professora informará os alunos quanto a especificações do que seja cenário, enredo, narrador e atores.

Ainda no tema escolhido (juntamente com a turma) que pode ser de situações vivenciadas pelos mesmos diariamente e/ou de fundo moral/religioso, a professora fará a leitura dramatizada vocalmente do texto.

Num terceiro momento os papeis serão distribuídos entre as crianças e as aulas de educação artística serão aulas/ensaio da peça a ser dramatizada.

Todo e qualquer apetrecho do cenário e/ou vestimenta dos atores será confeccionado pelos alunos nas aulas de educação artística sob a orientação da professora.

Aulas de declamação - trabalhar com a criança a expressão corporal e a entonação de voz na expressão da mensagem a ser transmitida.

Nessa aula, podemos utilizar música e/ou instrumentos musicais como “pano de fundo”, a fim de valorizar as apresentações.

Nesta aula prepararemos poemas, frases de criação dos alunos e de outros autores referentes ao Aniversário de Porto Alegre.

Aulas de canto - trabalhar com os alunos um mini-coral em uníssono como parte no Aniversário de Porto Alegre. Nesta aula será trabalhada a música “Porto Alegre é Demais” de José Fogaça.

Aulas de dança - trabalhar com os alunos as danças tradicionalistas gaúchas como a vanera e de invernada como a “Dança do Pezinho”.

Publico alvo: Alunos da 3ª Série do Ensino Fundamental

Recursos

· Aparelho de som;

· Livros;

· Papeis fantasia, cartão, cartolina;

· Canetinhas;

· Tintas guache;

· Pincéis;

· TNT;

· Tesouras;

· Colas;

· Linhas e agulha;

· CDs e DVDs;

· DVD player e TV.

Atividade de culminância:

Será feita uma apresentação teatral onde os alunos irão dramatizar uma história do cotidiano de uma família gaúcha.

Avaliação:

A avaliação do presente projeto será mediante a apresentação de cada parte trabalhada, o interesse dos alunos e o desenrolar das atividades desenvolvidas.